Destaque de Pintura
Aparição da Virgem com o Menino a São Francisco, retábulo do altar-mor da igreja da Nossa Senhora da Purificação Podence.
A Aparição da Virgem com o Menino a São Francisco faz parte de um conjunto pictórico com outros cinco temas iconográficos: Anunciação, Visitação, Apresentação do Menino no Templo, Ascensão da Virgem e Entrega do Menino ao Pastor para a Circuncisão.
Destacamos a Aparição da Virgem com o Menino a São Francisco do ciclo iconográfico porque, embora com traços mais corpulentos e panejamentos mais ondulantes, esta pintura foi literalmente copiada do Missal Pontifical que Estêvão Gonçalves Neto fez para o bispo de Viseu, João Manuel, em 1622. O recurso à gravura era uma prática frequente nas oficinas de pintura. Os artistas/artífices copiavam completamente ou parcialmente as gravuras para as suas “criações”. Algumas pinturas não passam de cópias de gravuras e outras copiam apenas certos pormenores. Também existem casos de pintores que copiam uma gravura mas que mudam um ou outro aspecto; essa pintura, por sua vez, irá ser copiada por outro artista que modificará um ou outro pormenor. Assim nascem novas representações. No caso da pintura de Podence, o mestre pintor copiou inteiramente a iluminura de Gonçalves Neto que, por sua vez, copiou uma gravura de Hieronymus Wierix, com modificações mínimas.
Hieronymus Wierix (c. 1553-1620), São Francisco de Assis com o Menino, gravura de buril.
Estevão Gonçalves Neto, Aparição da Virgem com o Menino a São Francisco, Missal Pontifical, Fac-simile Chomolithographico do original de 1622.
Aparição da Virgem com o Menino a São Francisco, igreja da Nossa Senhora da Purificação de Podence, segunda metade do século XVII.